Viagem para Fernando de Noronha 2020

Fernando de Noronha – Um lugar incrível

Espero que gostem do relato e tirem proveito das dicas que vou deixando ao longo do texto. Foi demais a viagem!

Saída as 4h da manhã do Rio para pegarmos o voo de 06:20h com escala em Recife. Chegada as 15h em Fernando de Noronha.

FN dista apenas 1h de voo de Recife e possui 1h de fuso horário. Está 1h atrás da hora do Rio.

Pagamos a TA (taxa de permanência) pela net, o que facilitou a entrada na ilha. R$ 460 por 8 dias – 22 a 29 de janeiro de 2020.

Chegamos exaustos, mas saímos logo em seguida para explorar um pouco da ilha e organizar os passeios dos dias seguintes.

Nossa sorte foi encontrar uma vendedora de pacotes que, além de oferecer seus produtos, sugeriu que fossemos logo ao Projeto Tamar. Foi a decisão mais acertada que tomamos, e que recomendo a todos que planejam visitar esse destino fantástico: A primeira coisa a fazer é ir ao Projeto Tamar!

É nesse local que se compra o cartão que dá acesso as praias e aos passeios marítimos. Custa R$111, mas há toda uma burocracia (necessária) para o agendamento (divulgação de senhas) e organizar sua temporada em Fernando de Noronha.

Chegamos as 16h, compramos o cartão e entramos numa auditório. Haveria uma palestra as 16:30h. Imediatamente fomos levados ao outro lado da rua para conhecermos um projeto que divulga como acontece a geração de energia na ilha. 20 minutos com uma breve explicação e óculos de realidade virtual.

Retornamos ao auditório onde um slide com as explicações das diferentes trilhas nos foi mostrado e com os respectivos graus de dificuldade.

Conseguimos marcar apenas 2 trilhas, pois trata-se de alta temporada e havia também um swell (como chamam aqui mar revolto com ondas oceânicas), o que fecham algumas delas. Agendamos: Morro São José (nadando) e Trilha Atalaia com Pontinha Caieiras.

Aí vai novamente a primeira e importantíssima dica: não importa o quão cansado esteja; vá direto ao Projeto Tamar!

Segundo dia, 23/01/2020:

Ficamos na Pousada Dois Irmãos, cuja referência é a Praça Flamboyant; na rua da creche (só há uma creche em Noronha).

Fizemos uma pesquisa sobre transporte na ilha: Não há a possibilidade de alugar bicicletas elétricas ou mobiletes, como divulga-se em alguns sites na internet (desatualizados!). Não alugam mais esses 2 modais pois não aguentam as subidas íngremes da ilha. Defeitos e reclamações dos turistas eram frequentes. Há como opções de transporte:

Bugre: R$ 300 a diária

Moto: R$150 a diária

Taxi: Entre R$ 25 e R$ 35. Da Vila dos Remédios para praticamente todos os destinos na ilha, esses serão os valores a pagar.

Ônibus: R$ 5.  Espera de 20 minutos e só há 2 circulando na ilha. Um com destino Sueste e outro vai sentido Porto.

Valor da gasolina em janeiro de 2020: R$ 7,20

Conclusão a respeito do transporte em Fernando de Noronha:

Não tem pressa e quer economizar? Use o ônibus! Você não ficará dentro dele por mais de 10 minutos. É isso mesmo: as distâncias percorridas são curtíssimas.

Quer um pouco mais de conforto? Taxi é a resposta. Bem mais em conta que o Bugre e sem preocupação com a gasolina caríssima; pode beber sem se preocupar com a direção; etc..

Visitamos a Praia do Leão e a Praia Sueste. Nossa pousada fica a 5 minutos de caminhada da Flamboyant. Pegamos um ônibus nessa praça com direção ao Sueste (ponto final bem na entrada da praia). Descemos e caminhamos por 1 km até a Praia do Leão, para somente na volta visitarmos o Sueste. Resolvemos caminhar para depois relaxar!

Praia do Leão:

Praia do Leão

Praia Sueste:

Sueste em Fernando de Noronha

Escolhemos o Bar do Meio para assistir a um lindo por do sol e fechar o dia com chave do ouro. Uma caminhada de 20 minutos da Vila dos Remédios (ao lado da praça Flamboyant).

O Bar do Meio, como o nome indica, localiza-se entre a Praia do Meio e da Conceição.

Fotos do bar do Meio:

Bar do Meio em Noronha
Bar do meio em Fernando de Noronha

Quer ficar num desses bangalôs que você na foto acima? Você pode. Basta consumir a quantia de R$1.000,00. 5 pessoas no máximo.

Terceiro dia, 24/01/2020:

Ilha Tour com a empresa Noronha Turismo Paradise (Amanda foi a vendedora).

Visitamos:

– Praia do Sancho (eleita a mais bonita do Brasil)

Praia do Sancho

No mesmo local onde descemos para a Praia do Sancho é possível fazer uma pequena caminhada de alguns minutos para finalmente conhecermos o cartão postal da ilha: os Dois Irmãos.

Dois Irmãos em Fernando de Noronha

– Baía dos Porcos

– Cacimba do Padre

Depois seguimos para o Museu do tubarão para almoço. No mesmo local vimos o Buraco da Raquel.

Após o almoço fomos para o extremo norte da ilha, num local chamado Air France, onde havia uma base de reabastecimento para os hidroaviões.

Parada para mergulho na Praia do Sueste (opção de alugar equipamentos para ver tartarugas, peixes e pequenos tubarões). Em seguida parada para fotos na Praia do Leão.

Por volta das 17h chegamos no Forte do Boldró, para o por do sol mais famoso da ilha. Acontece por volta das 18:30h. Estava nublado.

Quarto dia, 25/01/2020:

A trilha agendada para hoje foi cancelada.

Decidimos conhecer então o Buraco do Galego. Fica na praia do Cachorro e na maré baixa temos essa pequena piscina natural. É um lugar incrível.

Buraco Do Galego na Praia do Cachorro:

Buraco do Galego

Saímos em direção a Praia do Porto. Mar calmo com piscinas naturais, também durante a maré baixa.

Veja como são lindas as piscinas da Praia do Porto:

Praia do Porto

Relaxando em uma das piscinas…

Relaxando na piscina da Praia do Porto

A Praia do Porto:

Praia do Porto em Noronha

Vale destacar que vimos apenas 3 praias com alguma infra-estrutura, com barracas e bares, que são as praias do Porto, da Conceição e Cacimba do Padre.

Quinto dia, 26/01/2020:

Passeio de barco com mar muito agitado. Não foi legal e muitos passaram mal.

Voltamos cedo para o hotel, descansamos e saímos para a Praia da Conceição. Uma ótima surpresa! Aos domingos tem música ao vivo.

Não tirei nenhuma foto da Praia da Conceição, mas fiz alguns vídeos. Veja um deles no final dessa página.

Sexto dia, 27/01/2020:

Voltamos a Praia do Sueste. Dessa vez para mergulhar com snorkel, pé de pato e colete. Vimos tartarugas, lagostas e 1 tubarão medindo cerca de 1,5 metros.

Voltamos em direção a Praia do Americano, de onde tiramos fotos apenas. Uma caminhada de 10 minutos separa esse lindo lugar da Praia do Bode, onde curtimos as piscinas naturais que aparecem na maré baixa.

Mais uma caminhada em direção a Praia da Cacimba.

Retorno a pousada.

Sétimo dia, 28/01/2020:

Fizemos a Trilha Atalaia Longa.

Chegamos a primeira piscina caminhando por 30 minutos. O mergulho é lindíssimo:

Trilha do Atalaia
Mergulhando na Trilha do Atalaia

Parada para fotos durante a trilha…

Depois veio uma caminhada difícil. Cerca de 1 hora andando sobre pedras. Com a foto abaixo vai outra dica: é preciso um bom preparo físico e cuidado ao caminhar durante a parte final da trilha. Pode ser bem perigoso, caso você tropece e caia nas pedras.

Trilha do Atalaia

Ai vai novamente a foto dos Dois Irmãos, a mais bonita da viagem e o cartão postal de Fernando de Noronha:

Dois Irmãos. A beleza de Fernando de Noronha

Agora você o vídeo que mencionei acima sobre a Praia da Conceição. Quase sempre aos domingos, no fim da tarde há musica ao vivo de qualidade nessa linda praia…

Veja abaixo algumas das minhas viagens: